Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em 1998

União vai indenizar família de sem-terra morto no Paraná

Agência Estado
23 set 2010 às 22:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto autorizando a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a indenizar a família do sem-terra Sétimo Garibaldi, em cumprimento à decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos, expedida em 23 de setembro de 2009. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O País foi considerado culpado pela não responsabilização dos envolvidos no assassinato da vítima. Garibaldi foi assassinado durante um confronto no acampamento do Movimento dos Trabalhadores sem-terra (MST), na Fazenda São Francisco, em Querência do Norte, noroeste do Paraná, em 27 de novembro de 1998.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



Segundo testemunhas, ele foi alvejado por atiradores encapuzados. Uma das balas atingiu sua perna e ele morreu a caminho do hospital. O inquérito se arrastou de 1998 a 2004 e foi arquivado sem apontar culpados. Na época da condenação da Corte, a viúva de Garibaldi, Iracema, afirmou que seu marido ocupou a fazenda "porque queria um pedaço de chão para trabalhar e deixar para os filhos".

Leia mais:

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento

Imagem de destaque
Atenção!

Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira

Imagem de destaque
Roncador

Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná

Imagem de destaque
177 escolas de 98 municípios

Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola


Sem apontar culpados, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, sob denúncia dos movimentos sociais, entendeu que o governo brasileiro foi omisso em relação à demora nas investigações e às falhas no inquérito. De acordo com a decisão, "as autoridades estatais não atuaram com a devida diligência".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo