Será inaugurada na segunda-feira, às 14h, a primeira universidade pública do Litoral do Paraná. O projeto "Universidade no Litoral" foi idealizado pelo governador Roberto Requião. A universidade funcionará como um campus da Universidade Federal do Paraná, em Matinhos. Cerca de 1.600 estudantes serão beneficiados com o projeto.
O imóvel onde vai funcionar a Universidade, na antiga sede da Associação Banestado, foi adquirido no ano passado pelo Governo do Estado por R$ 2,5 milhões.
Os cursos superiores ofertados são Fisioterapia (30 vagas, diurno) e Gestão Ambiental (30 vagas, diurno). O curso de Educação Física, também de nível superior, será implantado em 2006.
Leia mais:
Saúde do Paraná convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Os cursos profissionalizantes são Técnico em Agroecologia, com ênfase em Aqüicultura, Floresta e Agricultura (36 vagas, diurno), Técnico em Enfermagem (25 vagas, noturno), Técnico em Hotelaria (35 vagas, noturno) e Técnico em Transações Imobiliárias (35 vagas, noturno).
Na primeira fase de implantação, a Universidade terá 51 professores, sendo 30 para o ensino superior e 21 para o ensino técnico. Todos eles serão contratados pela Universidade Federal do Paraná. Vinte por cento das vagas serão reservadas a estudantes que freqüentaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas e vinte por cento para estudantes negros.
Fonte: AEN