Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transporte em Curitiba

Urbs formaliza pedido para manter subsídio da tarifa

Redação Bonde com PMC
10 jan 2013 às 08:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, encaminhou nesta quarta-feira (9). à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), ofício solicitando a renovação do convênio que garante subsídio da tarifa do transporte coletivo da cidade. O prazo do convênio em vigor, assinado na gestão passada, termina no começo de maio.

O ofício formaliza solicitação do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e dá início ao processo de negociações entre a Urbs e a Comec para renovação do subsídio. O objetivo, explica o presidente da Urbs, é que se chegue à menor tarifa possível e que sejam preservadas duas importantes conquistas da sociedade, que são a integração do transporte e a tarifa única. Gregório desautorizou qualquer especulação a respeito de valores da tarifa e disse que mais de 45% do preço da passagem do ônibus se referem ao salário de motoristas e cobradores, cujo reajuste só será definido em fevereiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre outros custos, como combustível, insumos e renovação da frota, também pesará na tarifa um projeto sancionado no final da gestão anterior que prevê o fim da jornada dupla - cobradores nas linhas com microônibus, onde o próprio motorista cobra a passagem e dá o troco.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Além de buscar a renovação do subsídio, o prefeito Gustavo Fruet determinou, no primeiro dia de mandato, a formação de uma comissão, a ser acompanhada pelo Ministério Público, para analisar a tarifa do transporte coletivo. Nesta quarta-feira, Fruet reuniu-se com o procurador geral de Justiça, Gilberto Giacoia, formalizando o pedido de que o MP acompanhe o trabalho da comissão.

A comissão que estudará a tarifa de ônibus será presidida pelo presidente da Urbs e integrada também pelo secretário municipal de Trânsito, Joel Kruger. Como forma de dar mais transparência ao processo e assegurar uma análise criteriosa e isenta, serão convidados, além do Ministério Público, e entidades da sociedade organizada a acompanharem as avaliações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo