Será inaugurada nesta sexta-feira (30) a Usina Santa Clara, hidrelétrica de 120 megawatts de potência construída pela Copel no rio Jordão, entre os municípios de Pinhão e Candói, região central do Estado, nas cercanias de Guarapuava.
Santa Clara integra um complexo energético que é complementado pela Usina Fundão, de 120 megawatts também, e mais duas pequenas centrais hidrelétricas incorporadas às barragens que adicionam 5,9 megawatts ao conjunto. A previsão para início de operação de Fundão é o segundo semestre do próximo ano.
A concessão dos aproveitamentos pertence à Elejor – Centrais Elétricas do Rio Jordão, empresa controlada pelo Governo do Paraná por meio da Copel, que detém 70% das ações. O investimento total previsto para as obras de Santa Clara e Fundão é de R$ 480 milhões, incluindo a implantação e desenvolvimento dos 33 projetos ambientais e sociais recomendados pelo Rima do empreendimento.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
A central já está operando comercialmente e toda a sua produção, suficiente para suprir o consumo de uma cidade com 300 mil habitantes, é injetada no sistema elétrico da Copel para atender diretamente o mercado paranaense.
Informações da AEN