Algo em torno de 92% das crianças menores de cinco anos de idade foram imunizadas contra a poliomelite no último sábado em todo o Paraná. Um balanço parcial divulgado pela Secretaria Estadual do Estado mostra que, do total de 958.853 pessoas nesta faixa etária, 883.192 receberam a "gotinha" na campanha de vacinação do Ministério da Saúde.
A meta definida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 95% da população infantil entre zero e quatro anos. De acordo com a secretaria, os dados finais só serão fechados na quarta-feira, quando estarão disponíveis os números de postos localizados nas áreas rurais.
Em Curitiba, foram vacinadas mais crianças do que o esperado. A meta de 140 mil foi ultrapassada em 2 mil. De acordo com a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, essa diferença pode ter duas explicações. Uma é que a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para esta faixa etária pode estar equivocada. Outro motivo pode ser o de que crianças dos municípios da região metropolitana tenham vindo se vacinar em Curitiba.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Se a meta da vacinação contra a paralisia infantil foi atingida em Curitiba, o mesmo não ocorreu com a hepatite B. Menos de 10% dos adultos com menos de 20 anos foram vacinados contra a doença no sábado. A vacinação atingiu pouco menos de 22 mil dos 316 mil curitibanos dessa faixa etária. Para Karin, a pouca procura reflete a falta de conscientização dos pais e dos adolescentes. De acordo com a secretaria estadual, os dados da imunização no sábado contra a hepatite B no Paraná não foram computados porque essa vacina está sempre disponível nos postos de saúde.
A poliomielite foi erradicada do Paraná em 1986 e no Brasil, dois anos depois. Curitiba não registra casos da doença desde 1984. A próxima etapa da campanha da vacinação contra a poliomielite será em 25 de agosto, segundo informações do Ministério da Saúde.