Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Vacinação de idosos termina nesta quarta-feira

Redação - Bonde
30 abr 2003 às 08:32

Compartilhar notícia

Meta de imunizar 70% dos idosos não foi atingida no Paraná - Sérgio Ranalli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação de Idosos Contra a Gripe termina nesta quarta-feira sem atingir a meta no Paraná. Até às 17 horas, as pessoas com mais de 60 anos ainda podem se vacinar gratuitamente nos postos de saúde.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde era de que 70% da população de idosos do Estado, ou seja 582,2 mil pessoas com mais de 60 anos de idade, fossem imunizadas, mas, até segunda-feira, apenas 53,1% da população, ou seja, 441.400 mil idosos receberam a vacina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O balanço divulgado pela secretaria revelou que, até a última segunda-feira, 20.869 mil pessoas, ou 47,7% da população com mais de 60 anos de Ponta Grossa haviam sido imunizadas. Em Foz do Iguaçu, 11.382 mil, ou 50,5%. Em Maringá, 34.574 mil, ou 56,7%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


A situação é diferente em Curitiba, onde, segundo a Prefeitura, a meta já foi superada. Até esta segunda-feira, foram vacinadas na capital 112.148 pessoas maiores de 60 anos, o que representa 79,7% da população-alvo que é de 140.678 idosos.

Publicidade


Em Londrina, a procura pela campanha de vacinação gratuita contra a gripe para idosos está abaixo da meta.


De acordo com o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, até o dia 23, 52,5% dos 43.674 idosos tinham tomado a vacina.

Publicidade


O movimento nas Unidades Básicas de Saúde aumentou cerca de 20% nos últimos dois dias, mas ainda não é grande.


A gerente de epidemiologia, Sônia Fernandes, acredita que até o fim desta quarta-feira, quando se encerra a campanha, Londrina deva atingir, pelo menos, a meta do Ministério da Saúde que é de 70% de vacinação.

Publicidade


''A procura nas UBS está aumentando e devemos chegar a um bom número de vacinados'', espera.


A vacina é segura e eficaz, explica Sônia Fernandes, mas pode causar algum tipo de reação, como febre e indisposição, porque o medicamento é produzido com vírus vivos.

Publicidade


O aposentado Marcos José Colli, 73 anos, toma a vacina há quatro anos. ''Eu ficava gripado sempre, tinha dor de cabeça, na garganta e nas juntas. Depois que comecei a tomar a vacina nunca mais peguei gripe'', conta.


Mesma opinião da também aposentada Victória Ramalho, 90 anos. ''Tomo todo ano a vacina e não costumo ter gripe'', afirma.

Se houver sobra de doses da vacina anti-gripal nas UBS após o término da campanha, elas ainda serão aplicadas gratuitamente. Caso contrário, os idosos terão que procurar clínicas especializadas. Cada dose custa em média R$ 30.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo