A operação suspeita de manobras em chaves da rede elétrica de distribuição na cidade de Curitiba durante a noite de terça (24) e madrugada de quarta-feira (25) interrompeu o serviço de cerca de 85 mil unidades consumidoras. Os atos, tidos pela Copel como "criminosos e de vandalismo", foram praticados em 37 chaves instaladas em diferentes pontos da Capital. Além de privar de eletricidade aqueles consumidores, expuseram a graves riscos de acidentes todos os eletricistas da Copel que permanecem trabalhando, já que a configuração do funcionamento do sistema elétrico foi modificado.
Essas ações começaram por volta das 18h30 e se repetiram por diferentes locais de Curitiba até as 2h. A Copel constatou que equipamentos da rede elétrica, protegidos e de difícil manipulação, foram operados de forma criminosa por pessoas com muito conhecimento sobre a operação do sistema, desligando consumidores de propósito e alterando a configuração habitual dos fluxos de energia.
Essas manobras colocaram em risco os eletricistas destacados para os reparos, que poderiam ter sofrido acidentes graves. Uma linha que, dentro da configuração normal, deveria estar desligada numa situação de contingência, na verdade podia estar conduzindo eletricidade, conectada indevidamente a algum outro circuito.
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, a Copel providenciou o registro das ocorrências perante as autoridades policiais e espera a identificação dos autores para que sejam responsabilizados.