Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Poder Judiciário

Varas da capital devem adotar a audiência digital

Redação - Folha de Londrina
05 nov 2003 às 08:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz Dartagnan Serpa Sá explicou ao vice-governador Orlando Pessutti e aos demais integrantes da reunião o funcionamento da audiência digital, já implantada na 10.ª Vara Criminal de Curitiba. O Poder Judiciário, segundo ele, vai adotar a medida, a partir dessa semana, nas demais Varas da Capital.

Conforme explicou Dartagnan, os depoimentos não são mais transcritos, mas gravados em vídeo e som através de CD. Uma cópia fica com o advogado do acusado, uma segunda é utilizada no processo e a terceira é registrada no cartório. "A audiência digital tem permitido agilizar o processo e também fiscaliza a atuação do juiz, já que tudo fica gravado", afirmou Dartagnan.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os policiais também perdem menos tempo em seus depoimentos como testemunha de acusação, ressaltou, podendo voltar ao trabalho de rua mais rapidamente. Agilidade – Para o secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, as audiências digitais e os interrogatórios on-line vão representar uma economia considerável em transporte de presos para depoimentos, e proporcionar mais rapidez à Justiça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento

Imagem de destaque
Atenção!

Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira

Imagem de destaque
Roncador

Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná


O procedimento será testado ainda este mês no Fórum Criminal de Curitiba, num projeto do Poder Judiciário e do governo do Estado, através da Celepar. Quanto à sugestão do juiz Dartagnan para que se crie uma central de informações de antecedentes criminais, para facilitar e melhorar a atuação dos juízes, Delazari lembrou que já existe um projeto piloto que reúne cinco Estados, entre os quais o Paraná, chamado Portal da Informação.


Pela internet o portal vai fornecer dados às polícias Civil e Militar e ao Poder Judiciário. "Esse projeto será testado ainda este mês", disse Delazari. O secretário da Segurança também ressaltou que o projeto de geoprocessamento, que o governo do Estado está implantando, prevê um banco de dados e a unificação do boletim de ocorrências, em sistema informatizado, para modernizar o acesso à informação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo