Um vazamento de gasolina provocou uma série de explosões no início da tarde em uma tubulação de água pluvial no bairro Boqueirão, um dos mais populosos de Curitiba. O Corpo de Bombeiros teve que apagar o fogo em três pontos de uma rua do bairro. O incidente assustou os moradores mas ninguém ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a gasolina que vazou na tubulação veio de um posto de gasolina que está em reforma. O combustível percorreu uma distância de quatro quadras até desembocar em uma manilha. "Alguém deve ter jogado um palito de fósforo ou um cigarro e então começaram as explosões", disse o capitão Orlando Artur da Costa, que comandou as operações no local.
A explosão abriu cinco bueiros e tampas de ferro e concreto utilizadas na tubulação. Em três deles houve fogo, logo controlado pelo Corpo de Bombeiros. "Eu estava na rua e vi uma grande labareda de fogo. Foi um susto grande", contou a dona de casa Viviane Bis, 26 anos. Ela iria sair com o filho para andar de bicicleta quando ouviu as explosões. Mas quem mais se assustou com o acidente foi o menino, de três anos. Enquanto Viviane se aproximava para mostrar um dos locais da explosão à reportagem da Folha, ele a puxava dizendo "não vamos chegar perto não, mamãe". "Ele ficou em estado de choque", contou a mãe.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Para a dona de casa Rose Aparecida Chagas Linhares, 35 anos, o susto foi ainda maior. Ela estava almoçando com os dois filhos quando ouviu o barulho de uma explosão. "Eu vi uma fumaça lá em frente e só depois de ouvir um novo barulho é que vi que havia um buraco no meu terreno." Rose contou que só teve tempo de carregar os filhos, de oito e três anos, para fora de casa. O sobrado vizinho da casa de Rose também foi atingido. Os outros três pontos de explosão estavam localizados na rua.
As quatro quadras da rua ficaram interditadas por cerca de quatro horas, até os bombeiros limparem toda a tubulação. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente notificou o dono do posto Alto Boqueirão a comparecer para dar esclarecimentos até a próxima terça-feira. Um funcionário que fazia a manutenção afirmou que jogou gasolina na tubulação. A secretaria vai apurar as responsabilidades pelo acidente. O dono do posto pode ser multado entre R$ 4 mil e R$ 33 mil.