Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vazamento: pesca é proibida nos rios atingidos

Israel Reinstein - Folha do Paraná
21 fev 2001 às 09:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiu ontem, por tempo indeterminado, qualquer modalidade de pesca nos rios do Meio, Sagrado, dos Neves e Nhundiaquara, na Serra do Mar. Além da medida do IAP, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) proibiu o turismo no Rio Nhundiaquara, passeios de barcos na Baía de Antonina e nos manguezais.

A proibição do Ibama foi tomada para que evitar que pessoas se contamine com os vapores do óleo que vazou. "Quando a situação melhorar a portaria será revogada"; disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto à proibição de pesca do IAP, a medida vale desde a foz do Rio Nhundiaquara até 500 metros acima do encontro com o Rio das Neves. A ação é preventiva já que, desde o vazamento de 50 mil litros de óleo, na semana passada, quase 100 quilos de peixes mortos foram recolhidos desses rios.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


Assim como a pesca, o IAP também reforçou na portaria a proibição de qualquer tipo de queima em vegetação em uma distância inferior a 200 metros de largura das margens dos rios que foram comprometidos pelo óleo. As queimadas autorizadas também estão proibidas.

Publicidade


Os rios citados na portaria também ficam interditados para prática de esportes aquáticos e não podem ser utilizados como balneários. A portaria veta ainda a retirada das águas para consumo humano, animal ou para irrigação de lavouras.


O IAP só vai revogar as proibições depois que concluir análises da qualidade de água e dos peixes da região que já foram recolhidas, junto com novas amostras. O material coletado pelo instituto vem sendo examinado em laboratório do IAP. O órgão estadual não definiu o prazo para concluir os exames

Por enquanto, os moradores da região estão recebendo água de caminhões-pipa, contratados pela Petrobras. A empresa promete manter este serviço enquanto durar a proibição. Também, segundo a assessoria da estatal, medidas compensatórias poderão ser aplicadas, caso se comprovem danos aos moradores da região.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo