Um vendaval acompanhado de chuva forte por volta de 1 hora da madrugada desta segunda-feira (12) deixou centenas de casas, prédios públicos e empresas danificados em Toledo, cidade de 110 mil habitantes no oeste do Paraná (distante 40 quilômetros de Cascavel). Os principais danos foram registrados no Centro de Exposições e Eventos, onde estava sendo realizada a Expo-Toledo.
Ainda havia visitantes no momento do temporal e pelo menos 10 pessoas precisaram de atendimento médico, mas a princípio, os ferimentos não seriam graves. O show de uma dupla sertaneja havia acabado de terminar."A estrutura de concreto do prédio não foi abalada, mas as barracas, quiosques e o parque de diversões ficaram completamente destruídos", disse o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. "Não sabemos se será possível continuar com o evento. Isso será analisado no decorrer do dia de hoje", disse o prefeito.
Segundo ele, dezenas de árvores caíram na cidade e as regiões mais afetadas foram o Jardim Europa, Concórdia, Carelli, e as proximidades da Avenidas J. J. Muraro e Parigot de Souza e do Lago Municipal.
Leia mais:
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Prédios públicos
Além de centenas de casas, órgãos públicos também ficaram bastante danificados. "A cobertura dos prédios da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal foram embora com o vento. E as portas da Usina de Conhecimento – localizada no Lago – foram arrancadas, destruindo tudo o que havia dentro do prédio", disse o prefeito.
Ele também contabilizou danos em empresas. "A cobertura de um posto de combustível ruiu e estruturas de construção em pré-moldados foram ao chão", relatou. Apesar dos prejuízos de grandes proporções, o prefeito descartou decretar estado de emergência. "Vamos tentar resolver os problemas com os próprios recursos da prefeitura", disse ao Bonde.
Ventos
O Sistema Meteorológico do Paraná disse que os ventos registrados em Toledo chegaram aos 70 quilômetros por hora; em Assis Chateaubriand, distante 40 quilômetros ao norte de Toledo, os ventos foram ainda mais intensos: 104 quilômetros por hora. Também houve ventos forte e destruição em outras cidades da Região com São Luiz do Oeste e Marechal Cândido Rondon, porém, o contato com a Defesa Civil desses municípios está bastante difícil.
Ocorrências
Relatório da Defesa Civil apontou os seguintes problemas:
TOLEDO
500 residências atingidas;
03 residências totalmente distruídas;
30 quedas de árvores;
04 vítimas com ferimentos graves sem risco de morte;
Houve falta de energia elétrica e serviço de telefonia;
Torre de 60 metros de uma operadora de celular, corre o risco de cair (área isolada);
Em torno de 350 famílias até o momento já receberam lonas para cobertura das residências;
CASCAVEL
60 residências atingidas;
03 quedas de árvores;
Não houve vítimas.
PITANGA
40 residências atingidas;
Quedas de eucaliptos sobre via, contudo, a mesma já foi desobstruída;
Não houve vítimas;
IVAIPORÃ
06 residências atingidas;
Quedas de 12 árvores que atingiram 02 veículos, 03 residências, as demais cairam nas ruas;
Muitos galhos se desprenderam de árvores, ocasionando muita sujeira nas ruas;
Não houve vítimas.
Torre da Telepar, perto da universidade Unipar: casas próximas foram evacuadas