26/05/20
35º/23ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
#Praiou

Veranistas podem aproveitar as águas próprias para banho

Os veranistas podem aproveitar a qualidade das águas para se banhar nas praias, rios e represas do Estado. De acordo com o quinto boletim de balneabilidade, emitido nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Água e Terra, apenas Ponta da Pita, em Antonina, continua impróprio para banho, além de rios considerados permanentemente impróprios na região. No Interior todos os locais monitorados estão próprios para banho.

AEN-PR
AEN-PR


"Os rios, canais e galerias que aparecem em caixa alta no boletim do Litoral são locais que seu resultado é inalterado em razão da quantidade de esgoto clandestino ali despejado”, explica a gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra, Ivonete Coelho. "Portanto, eles não se encaixam nos 49 pontos monitorados semanalmente”.

Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração das bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, provocando problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.

Litoral – São monitorados 49 pontos de toda a orla: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.

Interior - No Interior são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.

Sinalização – O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.

A sinalização informa a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha significa que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Divulgação - Os boletins são divulgados no site do IAP todas as sextas-feiras durante a temporada de verão.

5º Boletim Litoral

5º Boletim Interior
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Será?
Governador considera que o Paraná poderá retomar atividades econômicas em agosto
26/05/2020 20:01
Agravo de instrumento
MP tenta reverter reabertura do comércio e shoppings de Londrina
26/05/2020 18:59
Negociação
Latam vai reduzir número de funcionários no Brasil
26/05/2020 17:25
Municípios
Ministério Público defende que eleição não seja adiada por pandemia
26/05/2020 16:07
Cobertura
Palácio da Alvorada terá segurança reforçada para jornalistas
26/05/2020 15:28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados