O Verão Paraná 2017/2018 começa nesta quinta-feira (21), com ampliação dos serviços do Governo do Estado durante as férias de verão. Até o final do Carnaval (14/02), cerca de 2,5 mil profissionais do governo estadual vão reforçar no Litoral paranaense as ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.
No Litoral, o foco principal é na área segurança pública. Além de ampliar o número de guarda-vidas nas praias, o policiamento também será reforçado com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico Legal. A atenção será redobrada nos dias de maior fluxo de veranistas, principalmente na semana entre o Natal e o Ano-Novo, no Carnaval e nos fins de semana.
Além dos sete municípios litorâneos, também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste do Estado, que compreende os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Pela saúde, haverá barracas com testes rápidos, aferição de pressão arterial e outros serviços básicos em postos de atendimento ao longo da orla. Os profissionais de saúde também prestarão orientações e dicas para cuidar do corpo durante o verão.
As unidades de atendimento e hospitais receberão reforço nos seus quadros para que possam atender a demanda de pacientes. Os sete municípios do Litoral receberam R$ 4,05 milhões para reforçar as equipes assistenciais e disponibilizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para os serviços na alta temporada.
O número de ambulâncias foi ampliado: três Unidades de Suporte Avançado de Vida padrão Samu ficarão baseadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para os atendimentos de emergência. Também estará à disposição o serviço aeromédico para transporte de pacientes críticos e o serviço de resgate aeromédico de pacientes em emergência. Em Matinhos, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, será instalado mais uma vez o Centro de Recuperação de Afogados.
O Instituto Ambiental do Paraná começa a divulgar os boletins de balneabilidade das praias nesta sexta-feira (22). Os boletins serão enviados semanalmente, sempre às sextas, para orientar os frequentadores a evitarem os locais impróprios para banho. O órgão também vai ampliar a fiscalização das atividades de pesca no Litoral e de caça nas Áreas de Preservação Permanente.