Neste domingo e segunda-feira são realizados os exames da 2ª etapa do vestibular da UFPR, que abrangem provas de compreensão e produção de textos, além das provas específicas, que variam de acordo com o curso pretendido.
Ao todo, 13.432 candidatos foram convodaeos para para realizar as provas da segunda fase, sendo 370 pela cota racial, 2.074 pela cota social e 10.988 não cotistas (destes, 436 são treineiros).
Neste domingo, 761 faltaram, correspondendo a 5,6% do total, um número considerado normal pela Comissão do Vestibular. Na segunda-feira serão aplicadas provas específicas, que variam de acordo com o curso pretendido, portanto nem todos os inscritos participarão. Neste segundo dia, 4.951 alunos não farão provas específicas.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
''Tentei vestibular quatro vezes, só que para Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Dessa vez, tento para Letras, menos concorrido, com 2,4 candidatos por vaga. Depois de tantas tentativas estou bem sossegada para fazer a prova'', disse Franciele Matos da Silva, de 23 anos, que realizou o concurso no Campus de Ciências Agrárias (no bairro Juvevê). A concorrência dos cursos, na segunda fase, varia de 2 a 5 candidatos por vaga.
De acordo com o Núcleo de Concursos, quase metade dos candidatos convocados para a segunda fase, prestam vestibular pela segunda ou terceira vez. ''É o terceiro ano que presto vestibular, sempre para o curso de Oceanografia. Disputo aqui no Paraná e em São Paulo e agora sinto que me saí muito bem'', aposta Vítor Alves Delaqua, 20 anos, de Teófilo Otoni, (Minas Gerais), que também realizou provas no Campus de Ciências Agrárias.
Colaborou Flora Guedes (Folha de Londrina)