A Secretaria de Estado do Meio Ambiente divulgou ontem um relatório com recomendações feitas pelo conselho gestor do Parque de Vila Velha para que o espaço seja reaberto até o final de fevereiro. O parque está fechado desde o dia 17 de janeiro do ano passado para reformas e não pôde ser reinaugurado por uma decisão judicial atendendo a pedidos de ambientalistas, que exigem medidas para proteger o ecossistema e as formações rochosas do local.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) pretende usar o documento para convencer o juiz a reconsiderar a decisão de manter o parque fechado, mostrando que a preservação do local foi levada em conta no relatório. Paralelamente a isso, representantes do governo tentam convencer os ambientalistas a desistir da liminar que impede a visitação pública do local.
Pelo relatório, a reabertura do Parque de Vila Velha deverá ocorrer de maneira gradual. Num primeiro momento, apenas a visitação do componente arenito será liberada, com a região das furnas e da Lagoa Dourada permanecendo com seu acesso restrito. A previsão do governo é de que até 1.600 pessoas visitem o parque nos finais de semana, mediante o pagamento de um ingresso de R$ 6,00.