O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, começou a receber este mês as primeiras melhorias previstas no Plano de Manejo, anunciado há quase um ano. O parque recebeu 180 placas de orientação aos visitantes, que indicam desde a distância das trilhas até a existência de animais peçonhentos. O que se vê em maior número são placas orientando o visitante a não alimentar os animais, especialmente quatis. Isto porque, um estudo feito pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) constatou que no local há uma superpopulação de quatis, que apresenta uma série de doenças que a espécie não desenvolveria se mantivesse uma alimentação adequada.
Na trilha dos arenitos, as placas que indicam ao visitante o formato das pedras também foram substituídas. Quem já conhece o parque, pode perceber que várias identificações foram retiradas. Antes, tanto o folder entregue ao visitante na entrada do parque, quanto as placas da trilha, ajudavam o turista a identificar nos arenitos mais de 15 imagens. Agora são só sete, entre elas a taça, que é a formação mais conhecida. A assessoria de imprensa do IAP informou que a retirada de algumas placas têm a intenção de estimular a imaginação do visitante.
O elevador da furna número um, que integra o complexo de Furnas, também dentro do parque, voltou a funcionar na última semana. O elevador tinha sido interditado para reformas no final de janeiro. Através desse equipamento, os turistas podem descer 50 metros até o nível da água. O elevador recebeu pintura nova, troca de chapas que formam o fundo da máquina e da plataforma flutuante e modernização da parte elétrica. Também foram substituídos os alambrados de proteção do elevador e da plataforma.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
* Leia mais em reportagem de Denise Angelo na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira