O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (15) o início das obras para a construção do Museu de Geologia e Paleontologia, que será instalado no Parque Estadual de Vila Velha. Serão investidos R$ 2,6 milhões na construção do museu, que terá seu acervo montado pela Mineropar (Minerais do Paraná) e deverá ser concluída em oito meses. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema).
O Museu de Geologia e Paleontologia será instalado no local onde ficava a antiga piscina do parque, ocupando uma área de aproximadamente três mil metros quadrados. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Com uma proposta inovadora, o museu deverá mostrar a evolução geológica da Terra até a formação das geleiras que originaram as formações rochosas que compõem o Parque de Vila Velha.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Totalmente aberto ao visitante, o museu terá programas especiais para as escolas de ensino fundamental, médio e superior. O museu contará com um auditório com capacidade para 100 pessoas, onde serão ministrados palestras e cursos.
O projeto do Museu inclui três espaços que serão ocupados por 26 painéis explicativos, 17 cenários, três maquetes e 12 vitrinas. Somente o espaço principal concentra 16 painéis que irão ilustrar diversas etapas da formação geológica da Terra, dando ênfase à região do Estado. Também serão instalados terminais informatizados para consulta e uma trilha que irá representar a evolução da Terra desde sua origem até os dias atuais. No percurso, serão utilizados diversos recursos expográficos, como legendas, painéis e modelos destacando os mais importantes eventos.