Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Zoológico de Curitiba consegue reprodução de jacutinga

Rosana Félix - Folha do Paraná
29 out 2001 às 21:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Zoológico de Curitiba apresentou três filhotes de jacutinga, ave ameaçada de extinção. Eles foram reproduzidos em cativeiro e estão com dez dias de vida. A reprodução assistida é um projeto do zoológico para colaborar com a manutenção de espécies no futuro.

Segundo o chefe do Setor de Aves do Zoológico, Pedro Scherer Neto, o nascimento dos filhotes é uma grande vitória, já que a jacutinga é altamente dependente de florestas. Ela é nativa da Mata Atlântica e teve sua população reduzida por causa de caça predatória e do desmatamento de seu habitat natural. A extração de palmito também influenciou na sobrevivência da jacutinga. "Ela se alimenta dos frutos e ajudam na disseminação da planta, já que espalha as sementes pela mata", explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em Curitiba há 13 aves jacutingas que foram reproduzidas com o auxílio de ornitólogos do zoológico, que estão na instituição e no Passeio Público. "Nós já mandamos aves para outros zoológicos que não os têm ou que precisam de reprodutores", disse Sherer. "O nosso objetivo é a reprodução de todas as espécies mantidas em cativeiro para no futuro contribuir com o repovoamento de espécies", acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná

Imagem de destaque
Londrina em segundo lugar

Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

A jacutinga é uma ave de médio porte, atingindo 1,5 quilo e 60 centímetros de comprimento e tem coloração preta com uma faixa de penas brancas na asa, um anel branco em torno dos olhos e bico azulado. Os técnicos do zoológico também apresentaram um novo filhote de siriema, que dificilmente se reproduz em cativeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo