Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Verão

Paranaense pode esperar fevereiro quente e chuvoso, diz previsão do Simepar

Redação Bonde com AEN
01 fev 2025 às 16:30

Compartilhar notícia

José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As características do verão estão acentuadas no Paraná: muito calor e pancadas de chuva isoladas em todas as regiões do Estado. 


Segundo a equipe de meteorologistas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), fevereiro chega intensificando ainda mais os padrões. O calor permanece, e a chuva pode ser menos isolada e mais generalizada em algumas regiões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em relação à série histórica dos acumulados de chuva para a primeira semana de fevereiro, é esperada uma quantidade acima da média em todas as regiões paranaenses - inclusive no Sudoeste, onde as precipitações foram isoladas no mês de janeiro. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Boletim semanal

Saúde confirma mais de 3.500 casos e duas mortes por dengue no PR

Imagem de destaque
Visitação gratuita

Em Londrina, Cultura inaugura duas exposições com obras do acervo do Museu de Arte

Imagem de destaque
Em casa

Londrina EC perde jogo e vaga para final do Paranaense nos pênaltis para o Operário

Imagem de destaque
Foi negado

Moraes arquiva pedido do PT para apreender passaporte de Eduardo Bolsonaro


“Nas regiões Sudoeste, Centro-Ocidental, Centro-Sul, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Campos Gerais, os acumulados de chuva em fevereiro são entre 140 e 180 mm”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

Publicidade


A climatologia de fevereiro ainda registra acumulados de chuva entre 100 e 140 mm no extremo Oeste, e entre 110 e 140 mm no Sudeste do Paraná. Da Região Metropolitana de Curitiba até o Litoral, os acumulados em fevereiro aumentam progressivamente de 150 até 360 mm. 



“As áreas da costa litorânea são as que registram, historicamente, maior acumulado de chuva em fevereiro”, ressalta Munhoz. 

Publicidade


Na segunda semana do mês, os acumulados de chuva esperados devem se manter dentro da média para o período em todo o Paraná. Nas duas últimas semanas, áreas esparsas do Estado podem ultrapassar ligeiramente a média climatológica.


Imagem
Em clima de Carnaval, Filo Folia abre o festival na região central de Londrina
Com edição especial fora de época, o Filo (Festival Internacional de Londrina) - etapa fevereiro – começa na próxima semana. Serão 11 dias de programação de espetáculos e shows locais, em teatros e ao ar livre, de 6 a 16 de fevereiro.


CALOR 


Em fevereiro, as temperaturas máximas devem ficar ligeiramente acima da média. A faixa da região Sul até a área Central do Estado é a menos quente, com máximas entre 26ºC e 28ºC. Ao redor desta área as temperaturas máximas sobem progressivamente. No extremo Sudoeste, Oeste, Norte até o topo da faixa Leste, as máximas devem passar dos 30ºC.


O calor será intenso, mas o mês terá vários momentos de trégua. “Devido às altas temperaturas e à oferta de umidade, temporais isolados podem se desenvolver, acompanhados de raios e fortes rajadas de vento localizadas, aliviando momentaneamente a sensação de abafamento nas áreas atingidas”, diz Munhoz.



Imagem
Previsão de safra indica produção de 21,3 milhões de toneladas de soja
Os novos números da PSS mostram que o feijão pode ter produtividade acima da esperada e que a soja, principal produto agrícola do Estado que foi prejudicado pelas condições climáticas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo