A primeira parcial do número de presos do regime semiaberto do estado do Paraná da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara, beneficiados pelo indulto concedido nas festas de final de ano, mostra que dos 1.324 presos que saíram no dia 23 de dezembro, 204 não voltaram até o final da tarde deste domingo (2).
Segundo apurou a rádio Banda B, o número representa 15% do total de presos beneficiados pela lei. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) só deverá divulgar os números finais na quarta-feira (5) quando retornam os presos do interior do estado e termina o limite de três dias para o retorno após o prazo.
No ano passado, dos 1.853 presos do regime semiaberto que saíram para as festas de final de ano nas quatro unidades do estado (Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba, Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa e Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava), 80 não retornaram, o que representou 4,3% dos beneficiados. Em 2008, a evasão foi de 8,3%.