Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Operação Viva o Verão

681 prisões são efetuadas no litoral do Paraná

Redação Bonde e AEN
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Do total de 681 prisões, cerca de 190 foram por tráfico de drogas, durante toda a Operação Viva o Verão 2008/2009. Em segundo lugar aparece embriaguês ao volante com 124, seguido de furto com 98 prisões. O combate ao narcotráfico foi um dos principais focos da polícia durante a temporada. Foram apreendidos 70 quilos de drogas, sendo maconha o principal entorpecente apreendido com quase 56 quilos. As autuações por porte ou uso de drogas somaram 244, segundo dados da Polícia Militar.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A Força Samurai, grupo de elite da Polícia Militar, esteve pela primeira vez no Litoral e realizou operações diárias para prender traficantes e apreender grandes quantidades de drogas. Os policiais prenderam as principais pessoas envolvidas com o tráfico e desarticularam as quadrilhas que faziam a venda de entorpecentes em todas os municípios do Litoral.

Continua depois da publicidade


De acordo com dados da Polícia Civil, foram registrados mais de 4200 boletins de ocorrência e quase 500 inquéritos foram instaurados para investigar e apurar todos os crimes que aconteceram nas praias. "Todo o efetivo da polícia trabalhou para solucionar os crimes o mais rápido possível e dar tranqüilidade aos veranistas e à população que mora no Litoral", disse o coordenador da Polícia Civil no Litoral, delegado Valmir Soccio.


Crimes


A criminalidade em geral caiu cerca de 15% em relação à última temporada. Os dados comparam a médias de crimes dos 58 dias da Operação passada com os 74 dias desta Operação. Os roubos caíram 25,8%, já os furtos tiveram uma redução de 10,7%. Os furtos e roubos de veículos registraram uma queda de 16,3%. Os números compararam a média diária de crimes dos 58 dias de Operação da temporada passada com os 74 dias deste verão.

Continua depois da publicidade


De acordo com Delazari, os números mostram o resultado do investimento do governo nos últimos anos no Litoral. "Desde 2003 ,o Governo do Paraná vem investindo pesado em infraestrutura e segurança no Litoral e, durante a Operação Viva o Verão, o reforço que é deslocado para lá mostra que estamos no caminho certo", avaliou.


Ação integrada


A Ação Integrada de Fiscalização (Aifu) realizou 1.143 vistorias a bares e restaurantes do Litoral entre 19 de dezembro e segunda-feira (02), durante a Operação Verão. Foram suspensas as atividades de 91 estabelecimentos comerciais, principalmente, por falta de alvarás e de higiene nas cozinhas. A equipe realizou 655 autuações administrativas. "Percebemos que, em relação à temporada do ano passado, o comércio melhorou muito", afirmou o coordenador-geral da Aifu, Benedito Facini.


Mais de 3 mil pessoas foram abordadas durante as fiscalizações que eram realizadas, em média, três vezes por semana. Participaram conjuntamente as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária estadual, Conselho Tutelar e fiscais das prefeituras.


Blitz da cidadania

A Blitz da Cidadania passou por todos os sete municípios do Litoral. A ação contou com público médio de 5 mil crianças, além de pais e adolescentes e teve como principal objetivo a interação da população com os serviços da polícia. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública em parceira com a Secretaria da Saúde, a Paraná Esportes e a Secretaria do Meio Ambiente.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade