O medo do que classificaram como uma onda de assaltos na Zona Rural de Cambé (13 km a oeste de Londrina) levou produtores rurais a cobrar reforço policial na região. Numa reunião realizada ontem na Prefeitura, representantes da administração municipal, da Polícia Militar e dos agricultores definiram ações para aumentar a efetividade do combate ao crime no município.
O presidente do Sindicato Rural e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, João Antonio Menolli, afirmou que os agricultores estão cansados de tantos assaltos e assustados com a violência dos crimes. ''Muitos já estão pensando em deixar a Zona Rural. Não podemos deixar que dois ou três bandidos tirem o sossego de mais de 300 famílias'', cobrou.
O clima de terror, segundo Menolli, começou há um ano. Por isso, os moradores da área acreditam que a simples presença de uma viatura da Patrulha Rural na região poderia reduzir os índices de assaltos. Muitos tiveram tratores levados por bandidos.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Segundo o comandante da Polícia Militar em Cambé, tenente Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o deslocamento de um carro exclusivamente para a Zona Rural já está garantido. Ele acrescentou que as estatísticas não sofreram variação importante nos últimos anos. Mas que considera ''aceitável'' o medo de quem mora no campo.
Outra iniciativa é a abertura de um canal de comunicação via rádio para que os agricultores possam acionar a PM diretamente. Os moradores passarão por treinamento para obter habilitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Também foi recomendado que os proprietários pintem os tratores com cores diferenciadas para facilitar a recuperação.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Cambé, Wagner José Garbelini, disse que a administração municipal vai disponibilizar o técnico para o treinamento. Os rádios deverão ser comprados pelos próprios agricultores. Ele informou ainda que a cidade recebeu na semana passada reforço de 15 policiais, duas motos e duas viaturas. Uma delas específica para a Área Rural.
Fernando Rocha Faro