Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise

Drogas motivam 95% dos homicídios no Paraná

Fernanda Borges - Folha de Londrina
28 abr 2010 às 08:53

Compartilhar notícia

- Divulgação/Denarc
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário Serpa e o delegado-chefe Cartaxo: ‘Estamos cientes dos últimos acontecimentos e garantimos que crime nenhum ficará impune aqui’
Noventa e cinco por cento dos homicídios registrados no Paraná têm relação com as drogas e 60% das mortes ocorrem com adolescentes ou jovens de até 25 anos que estão fora das escolas. A informação é do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, que esteve ontem em Londrina. Segundo ele, o Paraná já não é apenas rota do tráfico de drogas por conta de sua localização geográfica, mas o interior do Estado tem concentrado o consumo da droga, geralmente trazida do Paraguai. Essa ação, observou o secretário, está diretamente ligada aos altos índices de criminalidade na maioria dos municípios, incluindo Londrina. ''Hoje não somos só o caminho para as drogas, a droga fica em todas as cidades'', enfatizou.

O alto índice de criminalidade motivou a visita do secretário a Londrina, o primeiro município do interior a recebê-lo, após a posse ocorrida no início do mês. O coronel se reuniu, na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), com representantes da sociedade civil e dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O delegado-chefe da Divisão Policial do Interior da Polícia Civil, Luiz Alberto Cartaxo, explicou que a rentabilidade dos traficantes com o tráfico de drogas no Estado tem sido de 1000%. ''Hoje se compra um quilo de maconha no Paraguai por R$ 90,00 e ela chega em Curitiba por R$ 900,00. Os jovens têm usado cada vez mais drogas. Estamos certos de que isso é uma doença e que precisa ser feito algo em relação a isso'', disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Parceria entre 26 estados

PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil

Imagem de destaque
Maior apreensão do ano

PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara

Imagem de destaque
Empresário foi morto

Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022

Imagem de destaque
Preso em Diamante do Sul

Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná


Propostas de construção de centros para tratamento de usuários de drogas foram feitas durante a reunião. O prefeito Barbosa Neto e também o presidente da Câmara de Vereadores, José Roque Neto, se dispuseram a articular meios para que medidas possam ser concretizadas na cidade a fim de atender esse público.

Publicidade


Para o secretário, as drogas e a desregração familiar precisam ser discutidas para que a sociedade possa fazer sua parte no combate à criminalidade. ''Hoje vemos mães separadas indo buscar dinheiro no trabalho e seu filho fica abandonado na rua. Isso é um grande fator que contribui com a marginalização dos jovens'', apontou. Sobre os crimes, ele afirmou: ''Estamos cientes dos últimos acontecimentos na cidade e garantimos que crime nenhum ficará impune aqui''.


Além disso, o secretário afirmou que a cidade será atendida na medida de suas necessidades, e apesar de não ter divulgado números, garantiu que novos policiais já estarão em treinamento a partir de junho. ''Como há necessidade de que seja feito algo antes disso, já estamos providenciando o remanejamento interno priorizando o pessoal nas ruas e nos distritos para atender a população'', prometeu.

Publicidade


Também, segundo o coronel Serpa, mais viaturas já estão previstas para serem enviadas a Londrina. O secretário cogitou a possibilidade da transformação da 4 Companhia Independente da Polícia Militar, localizada na Zona Norte, em um novo batalhão.


Com relação aos ataques a ônibus registrados na cidade - e ontem também em Ibiporã -, o secretário não se intimidou com os casos. ''Há um modismo de filmes, de acontecimentos internacionais e também em São Paulo e Rio de Janeiro, e que estão acontecendo aqui. E o que é pior: por adolescentes.''

Serpa anunciou, durante a reunião, a apreensão de adolescentes envolvidos no incêndio em Ibiporã. ''Essa é a resposta de que o Estado não deixa impune os criminosos e infratores. Continuaremos dando a resposta'', prometeu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo