Uma denúncia anônima evitou que uma fuga em massa fosse registrada na Delegacia de Cambé nesta sexta-feira (21). Logo após receber a dica de que presos estavam planejando fugir, por volta das 17h desta quinta-feira (20), o delegado de Cambé, Jorge Barbosa, promoveu uma vistoria nas dependências e descobriu um túnel inacabado no pátio de sol, que se concluído daria acesso a um pátio atrás da delegacia. O local facilitaria a fuga dos presos para a rua porque os muros são baixos e não há sistemas de segurança como cerca elétrica. "Se tivessem mais 24 horas, iriam conseguir terminar o túnel e fugir, porque eles são em muitos", avaliou Barbosa.
O túnel aberto pelos detentos já tinha uma extensão de dois metros e cerca de 70 centímetros de diâmetro, o suficiente para a passagem de uma pessoa. Segundo o delegado, a terra estava sendo presa nas pernas dos detentos em sacos para ser levada para dentro das celas para que fosse escondida e outra parte era deixada dentro do buraco mesmo. "Para abrir o túnel, eles usaram colheres, paus e peças de ventiladores", revelou o delegado.
Os presos deverão ficar confinados nas celas por pelo menos uma semana para que o buraco seja aterrado e concretado. "Vamos precisar esperar o concreto secar bem, senão eles arrebentam novamente", explicou Barbosa. Em razão da tentativa de fuga, os presos também não receberão nesta sexta-feira, "dia da sacola", alimentos de familiares.
Leia mais:
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
Homens fingem ser benzedores e praticam estelionato na região de Apucarana
Jovem de 19 anos é executado a tiros enquanto prestava serviços em Marialva
Atualmente, a delegacia abriga 132 detentos, sendo que a capacidade é para 52 pessoas.