Oito presos fugiram da 37ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Ibaiti, a 94 km ao sul de Jacarezinho, no início da madrugada desta quarta-feira. Após escavarem um túnel, os presos conseguiram fugir com o auxílio de uma pessoa do lado de fora, que quebrou a calçada da rua.
De acordo com o delegado de Ibaiti, Pedro Dini Neto, uma mobilização nas celas chamou a atenção dos dois policiais de plantão que se encontravam na unidade.
"Por volta da meia noite os presos começaram a fazer muito barulho, pedindo atendimento médico. O agente carcerário e o investigador de plantão se dirigiram às celas para ver o que estava acontecendo. Neste mesmo instante, uma pessoa do lado de fora da cadeia quebrou a calçada, facilitando a fuga", explicou.
Leia mais:
Homem condenado por estupro contra própria enteada é preso em Maringá
Homem é preso ao ser flagrado com 26 pés de maconha que plantou no quintal em Cambira
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
O túnel de aproximadamente 8 metros foi escavado ligando a galeria principal à calçada da rua. No momento em que os policiais tentavam conter o tumulto interno, do lado de fora um homem usando blusa com capuz quebrou a calçada com o auxílio de uma marreta. Câmeras de segurança ao redor da unidade registraram toda a ação.
"Assim que o agente percebeu a situação, pelo circuito de câmeras, correu até a calçada da rua para evitar uma fuga em massa", disse Neto.
Na galeria onde o túnel foi escavado estavam 54 presos.
Antes da fuga, a delegacia, que tem capacidade para 19 presos, estava com 74 internos. O rapaz que auxiliou na fuga, quebrando a calçada, não foi identificado. A suspeita é de que ele seja um ex-detento que já conheça a carceragem de Ibaiti.
Até às 17h desta quarta-feira (11), nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.