A rebelião na Delegacia de Santo Antonio da Platina, que começou na noite de domingo, terminou por volta das 16h30 desta segunda-feira (8), quando o investigador que era mantido refém foi liberado. Ele não sofreu ferimentos e passa bem. Um inquérito será instaurado para investigar a responsabilidade pela depredação da delegacia e pelo início da rebelião. Pelo menos 20 presos fugiram durante o motim - 14 foram recapturados.
Segundo o delegado chefe da 12ª Subdivisão de Jacarezinho, Rogério Antonio Lopes, a confusão estava controlada desde a manhã desta segunda-feira (8) quando os presos começaram a ser transferidos para outras delegacias. Ainda de acordo com Lopes, os presos reivindicavam a progressão do regime. Os presos exigiram a presença de uma juíza, uma promotora e um representante da Ordem dos Advogados Brasil (OAB) para que o policial fosse liberado. Essas autoridades acompanhavam as negociações desde o começo do motim.
"Desde o início da manhã estávamos negociando a transferência dos presos para outras delegacias, o que era uma das reivindicações dos rebelados para que o investigador fosse liberado", explicou Lopes. Ele relatou que uma juíza está revendo os processos dos detentos. "Inclusive alguns já foram liberados com alvará de soltura do Judiciário por já terem beneficio a esse direito", explicou.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
O motim foi iniciado por volta das 18h de domingo (7), quando o investigador que estava de plantão foi servir o jantar aos presos. "Estes presos tomaram a arma do policial, começaram a incendiar a delegacia e deram início à rebelião", disse o delegado.
A polícia faz agora o levantamento dos estragos da delegacia e a contabilidade exata do número de fugitivos. A delegacia estima que pelo menos 20 detentos fugiram, sendo que 14 já foram recapturados. A viatura que foi roubada durante a fuga também já foi recuperada (com AEN).