Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
'Improviso'

Justiça determina remoção de presos em Marialva

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A Juíza Helênika Sperotto, de Marialva determinou que o Estado, em até 48 horas, providencie a transferência dos presos provisórios que se encontram na Delegacia de Polícia da cidade e inicie, em até dois meses, as obras para a construção de uma nova cadeia pública – ou faça uma reforma do prédio antigo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A decisão, expedida nesta terça-feira (31), atende liminarmente ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Paraná. Foi imposta multa diária de R$ 5 mil para cada preso que deixar de ser transferido, valor a ser revertido ao Fundo Penitenciário Estadual.

Continua depois da publicidade


Na ação, a Promotora de Justiça Maria Aparecida Moreli Pangoni, responsável pelo processo, relata que, em agosto de 2007, o governo estadual, via Secretaria de Estado da Segurança Pública, desativou o prédio da Delegacia de Marialva e a cadeia pública, por conta de problemas na estrutura física dessas unidades. A estrutura da DP foi colocada provisoriamente em outro imóvel e os presos que estavam detidos foram transferidos. As novas prisões efetuadas na comarca passaram a ser encaminhadas para comarcas da vizinhança, a maioria delas para Maringá.


O problema é que, um ano e seis meses depois, as obras para reestruturação da Delegacia ou a construção da nova cadeia não foram feitas. Pior – desde o início deste mês, os Juízes das comarcas vizinhas, em virtude do problema de superlotação nas cadeias dos suas áreas, passaram a vetar o recebimento de presos de Marialva. Os detentos então passaram a ser colocados em compartimento improvisado.

"A situação tornou-se insustentável e pode se agravar e tornar-se ainda mais dramática, com sérios riscos à segurança da população", sustenta a Promotora. A comarca abrange os municípios de Marialva e Itambé, com uma população aproximada de 40 mil habitantes.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade