Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aumento de 14%

Londrina é a 2ª cidade com mais mortes em confronto com a PM; Arapongas figura em 5° lugar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 ago 2021 às 17:14
- Fábio Dias/ PCPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de mortes em confrontos com policiais civis e militares e guardas municipais aumentou 14% no primeiro semestre de 2021 no Paraná. No mesmo período do ano passado, foram 184 mortes em circunstâncias semelhantes contra as 210 registradas no último levantamento.


As cidades com maior número de mortes são Curitiba, Londrina, Piraquara, Colombo e Arapongas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não houve registro de mortes causadas por policiais civis, enquanto duas foram originadas em confrontos com guardas municipais, ambas em Curitiba – uma em perseguição a um veículo furtado e outra em um assalto a estabelecimento comercial. Já no que diz respeito aos confrontos com policiais militares, houve 208 mortes, o que representou um aumento de 13,66% em relação ao primeiro semestre de 2020, com 25 mortes a mais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abuso de força

Número de civis mortos para cada policial assassinado mais que dobrou

Imagem de destaque
Conselho Tutelar foi acionado

Em Rolândia, adolescente de 14 anos é apreendida por levar 20 quilos de maconha em mala

Imagem de destaque
Teve atitudes suspeitas

Homem é preso após Polícia Militar encontrar maconha, arma e munições em casa em Mandaguari

Imagem de destaque
Norte do Paraná

Mercadorias oriundas do Paraguai são apreendidas em Floresta


Perfil: Nos confrontos com policiais militares, 104 dos que morreram (50%) eram pardos, 15 (7,2%) negros e 89 (42,8%) brancos. Em relação à faixa etária, 111 mortes (53,36%) em confrontos com PMs eram de pessoas de 18 a 29 anos, e 81 (38,94%) tinham de 30 a 59 anos. Além disso, houve 11 outros (5,29%) na faixa de 13 a 17 anos, duas (0,96%) com 60 anos ou mais e três (1,44%) com idade não registrada.


O Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional "O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP tem como objetivo assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade