Um levantamento do Ministério da Justiça, divulgado pelo onda.rpc nesta sexta-feira (22), aponta Curitiba como a terceira cidade mais violenta do Brasil no Mapa da Violência. A capital paranaense só perde para Camaragibe (Pernambuco) e Duque de Caxias (Rio de Janeiro).
O Mapa da Violência listou os crimes ocorridos em cidades com mais de cem mil habitantes em 2004 e 2005, com base nos dados fornecidos pelas secretarias de segurança dos estados. Num comparativo entre números estaduais o Rio de Janeiro e Pernambuco também aparecem, respectivamente, como o primeiro e segundo Estados mais violentos do País.
Camaragibe, na região metropolitana do Recife, é o município que mais registrou casos de violência. Foram 180,9 mortes para cada 100 mil habitantes no período estudado. Em segundo lugar, vem Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, com 120,7 mortes por 100 mil habitantes. Curitiba está em terceiro, com um índice de 119,9 mortes.
Leia mais:
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
Foragido por homicídio em São Paulo é encontrado trabalhando na região de Londrina
Família reencontra equipe da PRF que fez transporte aéreo de bebê para transplante
Menino é conduzido à delegacia após ser visto com fósforos e óleo próximo a uma escola de Cambé
O Mapa mostra ainda que no Brasil o número absoluto de mortes resultantes de crimes violentos cresceu 1% de 2004 para 2005, saltando de 54.696 para 55.312. Em contrapartida, 11 estados registraram redução significativa nesse tipo de ocorrência. A maior delas no Rio Grande do Sul, com queda de 35%.
Além de Cutitiba, Londrina e Foz de Iguaçu figuram entre as onze cidades com maior índice de homicídios no Brasil.