A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, suspendeu preventivamente por 90 dias o advogado do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, Paulo Roberto Cuzzuol. A decisão foi unânime entre os 48 conselheiros e dez juristas do Tribunal de Ética da OAB.
O Tribunal entendeu que Cuzzuol violou o parágrafo terceiro do artigo 70 do Código de Ética, envolvendo-se em fato com repercussão pública contrária à dignidade da advocacia. O plenário rejeitou a defesa de Cuzzuol, feita por escrito, de que ele foi preso como pessoa física, transportando dinheiro sem origem comprovada, não como advogado no exercício da profissão.
Paulo Roberto Cuzzuol está preso sob acusação de envolvimento com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Federal, no dia 16 de janeiro passado, transportando, com a mulher, US$ 320 mil que supostamente seriam usados na compra de drogas e armas.
Leia mais:
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Jovem rouba dinheiro de conveniência de posto de combustíveis e acaba preso em Londrina
Polícia Rodoviária Estadual apreende mais de 185 quilos de maconha em Sertanópolis
Suspeito de agredir companheira grávida com um chinelo é preso em Apucarana
No prazo de 90 dias o Tribunal de Ética deve anunciar a decisão final, julgando o mérito do processo ético-disciplinar, o que poderá resultar na expulsão de Cuzzuol da OAB, ficando impedido de exercer a profissão.
ABr