A Polícia Federal de Guarapuava, em ação conjunta com o Gaeco e a Receita Federal cumprem 93 mandados de busca em 16 cidades do Paraná, inclusive Londrina, e em Santa Catarina e São Paulo, na manhã desta quarta-feira (21). São mais de 300 servidores, dentre eles, policiais federais, civis e militares, agentes da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda do Paraná envolvidos na busca.
A Operação tem como objetivo apreender documentos fiscais e contábeis, extratos bancários, veículos, cheques e dinheiro em espécie. Segundo investigações do Gaeco, uma grande quadrilha, que age nos três Estados, realiza adulteração de combustíveis e sonegação de tributos federais e estaduais em redes de postos de combustível.
A quadrilha ainda é acusada de lavagem de dinheiro, fraude à execução fiscal, blindagem patrimonial, ocultação de bens e direitos e evasão de divisas, além de formação de quadrilha, falsificação de documentos e falsidade ideológica. Durante esta manhã, várias pessoas estão sendo ouvidas no Gaeco e na Polícia Federal em vários municípios, e todos os documentos apreendidos instruirão inquérito policial federal, que já vinha tramitando para apurar a ocorrência de crimes federais.