Policiais da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e da Divisão Estadual de Narcóticos, com o apoio da Força Nacional de Segurança, deflagraram, na manhã desta sexta-feira (22), após 11 meses de investigações, a Operação Tocaia, destinada a desarticular uma organização criminosa baseada em Foz do Iguaçu. A organização é especializada na aquisição de maconha e crack, em território paraguaio, e na remessa da droga para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Segundo o delegado-chefe da Denarc, Júlio Reis, o trabalho nesta manhã seguiu uma diretriz determinada pelo Secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. "Esse trabalho com várias unidades policiais diferentes é a união de forças no combate efetivo do tráfico de drogas", disse.
De acordo com a polícia, os suspeitos presos durante a operação obtiam o entorpecente no Paraguai e usavam fundos falsos de veículos para enviá-lo para as regiões Sul e Sudeste. As drogas eram trazidas de pelo Rio Paraná e Lago de Itaipu, armazenadas em Foz do Iguaçu e, posteriormente, remetidas no fundo falso de veículos para os mercados consumidores da droga.
Leia mais:
Homem condenado por estupro contra própria enteada é preso em Maringá
Homem é preso ao ser flagrado com 26 pés de maconha que plantou no quintal em Cambira
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
21 prisões
Durante as investigações, 21 pessoas foram presas em flagrante nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Cascavel e Curitiba, no Paraná; em Varginha, Minas Gerais; Penápolis, São Paulo e Itabuna, na Bahia. Foram apreendidos 11.096,43 quilos de maconha, além de 2,6 quilos de crack, 14 veículos e quatro armas de fogo.
Com a operação foram cumpridos 26, dos 33 mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu. Todos os 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As investigações continuam para cumprir os sete mandados de prisão restantes. A operação teve a participação de 208 policiais, sendo 108 policiais federais, 50 policiais civis da Denarc e 50 policiais da Força Nacional de Segurança Pública, além de 55 viaturas policiais.
Participaram da ação policias dos núcleos da Denarc de Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Londrina, Maringá, Região Metropolitana e Curitiba.