Policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam 250 kg de agrotóxicos da marca Guapo, contrabandeados do Paraguai, em Santa Helena, na tarde desta segunda-feira (08). A abordagem aconteceu pela equipe da Operação Verão Costa Oeste durante o patrulhamento na Linha Santa Cruz. Dois veículos de atitude suspeita foram parados e os policiais realizaram a vistoria. Foram encontradas 12 caixas com o conteúdo ilegal.
"Esse agrotóxico tem a venda proibida no Brasil, pois não tem nenhuma das licenças necessárias para ser comercializado. Por ser encontrado no Paraguai, com um preço acessível e princípios ativos similares aos permitidos aqui no país, se torna atrativo para a comercialização ilegal", afirma o auxiliar de comunicação social do 19º BPM, soldado Eduardo Zoldir Barazetti.
Foram detidos Márcio de Andrade, 41 anos, Marcelo Pinto Pereira, 27 anos, Valdir Cristoff, 32 anos e Natan Ribeiro de Andrade, 19 anos. "Eles estavam em um Vectra azul e seriam os donos do material apreendido. Eles contrataram dois adolescentes que estavam no outro veículo, pois achavam que não haveria problemas maiores se, por acaso, fossem parados em uma fiscalização" relata o soldado.
Leia mais:
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
No outro automóvel, uma Saveiro branca, os dois adolescentes com 16 e 17 anos, foram apreendidos. "Os envolvidos assumiram a propriedade do agrotóxico e que o destino da carga seria a cidade de Cascavel", afirma Barazetti.
Os detidos, o veículo e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia da Policia Federal em Foz do Iguaçu para as devidas providências.