Em nota publicada nesta terça-feira (22), a Polícia Civil do Paraná informou que não envia intimações por e-mail. Isso porque há criminosos que estão utilizando o nome da unidade que investiga crimes eletrônicos para aplicar golpes pela internet. É enviado um e-mail dizendo que existe um BO registrado contra o destinatário, solicitando que ele clique em um link e informe dados pessoais para poder descobrir como proceder.
Ao clicar no link, o cidadão pode ter dados, senhas e número de cartão de crédito, entre outros subtraídos. Esse procedimento não é adotado por instituições oficiais.
A orientação é para que as pessoas não cliquem em links em e-mails recebidos de remetentes desconhecidos. Muitas vezes, podem parecer ser de instituições governamentais e ou bancárias. Nestes casos, recomenda-se que o destinatário entre em contato com a instituição para verificar a autenticidade do endereço eletrônico.
Leia mais:
Van com oito passageiros bate em anteparo e deixa um morto no Noroeste do Paraná
Homem descumpre medidas protetivas a favor da ex-esposa e da filha e é preso em Arapongas
Homem se revolta com suposta traição e mata esposa a facadas na Zona Leste de Londrina
Boi é morto e tem carne furtada em sítio de Marilândia do Sul
Caso tenha caído em algum golpe, o indivíduo pode entrar em contato com o Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, através do telefone 41 3304-6800, para obter informações sobre como proceder.