A Polícia Civil de Guaratuba prendeu seis pessoas durante a segunda investida da Operação Polícia Rural, realizada nesta terça-feira (19). Todos os detidos são foragidos, segundo a polícia. De acordo com o delegado titular de Guaratuba e coordenador da ação, José Carlos Rodrigues de Almeida, estas ações são realizadas há duas semanas. "Realizamos planejamento prévio. Essas operações não irão afetar as operações na área urbana de Guaratuba", explicou o delegado.
Foram presos durante a ação, nesta terça-feira (19), Deivid Gonçalves, 24, suspeito de arrombamento e tráfico, fugitivo da delegacia de Itajaí (SC), Dirceu Teodoro, 22, fugitivo da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, com passagem por roubo e tráfico, Sandro Anésio Ferreira, 35, suspeito de tráfico e roubo, com mandado de prisão expedido por Guaratuba, Abel Elias, 46, suspeito de homicídio em Guaratuba, mandado de prisão expedido por roubo em Maringá e por homicídio em Chapecó (SC), Reginaldo José dos Santos, 24, foragido da delegacia de Guaratuba e Cristiano Ferrari de Melo, 34, foragido da mesma delegacia.
Segundo Rodrigues de Almeida, com o auxílio do geoprocessamento (mapeamento do crime), a polícia detectou a necessidade de ações na região rural de Guaratuba. "Por esse motivo, criamos uma maneira mais prática de zelar pelos moradores de localidades mais afastados da área urbana, como Morro Grande, Pedra Branca de Araraquara e Castelhano", disse.
Leia mais:
Homem é preso em Maringá ṕor suspeita de abusar de menino de nove anos
Filho agride mãe após ela pedir que o adolescente fosse para a escola em Apucarana
Servidores públicos suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção são afastados no Paraná
Homens acusados de quebrar vitrine de loja e furtar roupas são presos em Londrina
Almeida informou que os criminosos fogem para essas regiões por ser afastada da cidade e de difícil acesso, e furtam objetos de moradores. Em média, o policiamento na área rural acontece semanalmente, sem data marcada, cumprindo mandados de prisão e encaminhando suspeitos de crimes até a delegacia de Guaratuba.
Segundo Almeida, coordenador da Polícia Rural, a população se sente mais segura com a iniciativa. "Percebemos que os moradores se sentem felizes com a presença da polícia, pois podem falar sobre os problemas enfrentados na área da segurança no local", afirma o delegado.
Os moradores podem efetuar denúncias de crimes ocorridos na área rural de Guaratuba, pelo telefone (41) 3442-1202. As denúncias podem ser anônimas.