Na noite desta terça-feira (27), servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de ônibus que transportava, ocultas em fundo falso, grande quantidade de mercadorias estrangeiras irregularmente introduzidas no território nacional, avaliadas em R$ 85 mil. A ação, integrante da Operação Fronteira Blindada, foi desencadeada com base em denúncia anônima.
A abordagem do ônibus, com placa de Matelândia, foi realizada por volta 20h, no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Céu Azul (Oeste do Paraná). Quando da verificação do coletivo constatou-se que não havia mercadorias aparentes em seu interior. Tanto o motorista como os passageiros declararam que o coletivo havia saído de Matelândia com destino a São Paulo, onde embarcariam passageiros para fazerem compras em Cidade do Leste/PY. A incoerência do depoimento levantou ainda mais suspeitas.
O ônibus, escoltado por três viaturas da Receita Federal, foi então conduzido até à Aduana da Ponte da Amizade para passar pelo escâner existente no local. As imagens revelaram um possível fundo falso acima do rodado dianteiro do veículo.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
Na sequência, o coletivo foi encaminhado para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde foi confirmada a presença de fundos falsos (dois nichos), localizados na altura dos dois primeiros bancos em ambas as fileiras, compartimentos nos quais foi encontrada grande quantidade de celulares e eletrônicos. O motorista e os passageiros foram liberados.
Além da lavratura dos autos de infração visando à aplicação da pena de perdimento às mercadorias e ao ônibus, será também enviada representação penal ao Ministério Público Federal em desfavor de todos os responsáveis pelo ilícito.