Um morador de Bela Vista do Paraíso, no Norte do Paraná, registrou denúncia de que pessoas estão se fazendo passar por funcionários da Sanepar, com crachás e uniformes falsos, para entrar na casa das pessoas. Segundo as denúncias, os falsos funcionários entram nos imóveis com pretextos como encontrar vazamentos ou analisar a qualidade da água. Em alguns casos, pedem documentos dos clientes para atualização cadastral.
Suspeita-se que essas pessoas possam ser vendedores de filtros de água. Segundo o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Luiz Alberto da Silva, para forçar a venda, é comum alguns vendedores de filtros demonstrar aos cidadãos uma reação química que torna a água amarelada. "Eles pingam um reagente na água que identifica a presença de cloro. Após essa reação, a água se apresenta amarelada, mas não há qualquer problema de qualidade. Pelo contrário, se há presença de cloro é porque a água está protegida", destaca.
O gerente também lembra que funcionários da empresa não estão autorizados a entrar nos imóveis para vistorias. "Além disso, no momento, não estamos fazendo atualização cadastral na região", explica Luiz Alberto. A empresa alerta que qualquer situação como ess deve ser denunciada à polícia local.