Três policiais foram mortos na região metropolitana do Rio entre a noite de sábado (15) e a manhã deste domingo (16). Em apenas um dos casos, o crime parece ter sido planejado por bandidos em retaliação a uma operação policial. Marcelo Pereira da Costa, de 36 anos, foi executado a tiros dentro do carro, onde também estava a filha dele, Raíssa, de 7 anos. A menina foi atingida no ombro e na perna. O crime aconteceu por volta das 22h30 da noite de sábado.
No início da madrugada deste domingo, o policial rodoviário federal Marlon de Oliveira foi morto com cinco tiros. Depois do ataque, os bandidos roubaram o carro dele, um Fiesta preto. Oliveira foi rendido por dois assaltantes numa rua do bairro Parque Fluminense, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O cabo Alex Barbosa Santana, de 36 anos, morreu durante uma operação do batalhão de Rocha Miranda (9º BPM) na favela de Acari, na zona norte do Rio, também neste domingo. Ele foi baleado numa troca de tiros entre policiais e traficantes.