A 18 dias das eleições de 6 de outubro, o número de eleitores indecisos no Paraná caiu de 20% para 14%, de acordo com a terceira pesquisa Ibope/RPC, divulgada no início da noite de quarta-feira pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Globo no Paraná. Na primeira sondagem, divulgada no dia 7 de agosto, os indecisos somavam 19%. O quadro não foi muito alterado com relação a última pesquisa do instituto.
O líder da pesquisa continua sendo Alvaro Dias, do PDT, com 34%. O pedetista apareceu no primeiro levantamento com 35%, e no anterior com 32%. O segundo colocado, Roberto Requião (PMDB), repetiu o índice anterior, de 27%. Na primeira sondagem, Requião tinha 28%.
A margem de erro da pesquisa, de acordo com o Ibope, é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o instituto de pesquisas, foram ouvidas 1.500 pessoas em 79 dos 399 municípios do Estado.
Leia mais:
“Lula não sobe a rampa”: documento apreendido pela PF planejava impedir posse
TRE cassa registro de candidatura de vereador eleito em Arapongas
Após boicote à carne brasileira pelo Carrefour, deputado de Londrina cobra série de medidas
Em relatório, Polícia Federal diz que Bolsonaro atuou de forma "direta e efetiva" para tentar golpe
Já o candidato do PSDB, Beto Richa, apresentou crescimento nas intenções de voto. Desde o primeiro levantamento, o percentual do tucano evoluiu de 5% para 7%, e finalmente para 9%.
O deputado federal Padre Roque Zimmermann (PT) também cresceu entre o eleitorado. Passou de 5% para 6%, e na terceira pesquisa alcançou 8%. Rubens Bueno (PPS) apresentou recuperação: de 1% voltou aos 2% que tinha no primeiro levantamento.
Os candidatos Cirus Itiberê da Cunha (PSD) e Jamil Nakad (PRTB) ficaram com 1%. Os demais candidatos ao Palácio Iguaçu Giovani Gionédis (PSC), Severino Nunes Araújo (PSB), Abrahão Júnior (PTC) e Claudemir Figueiredo (PSTU) tiveram menos de 1% das intenções de voto.
O Ibope divulgou ontem também a preferência do eleitor em um quase certo segundo turno no Paraná. Alvaro Dias ficou em primeiro lugar, com 48%. Roberto Requião ficou com 39%. Os brancos e nulos somaram 13%.