O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) prometeu agilizar o encaminhamento de projetos de lei, de autoria do Executivo, para apreciação na Câmara Municipal de Londrina. A declaração, dada em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), responde 'bronca' dos vereadores sobre a exigência da prefeitura pela aprovação, em regime de urgência, de um aporte de R$ 10,8 milhões para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). "Os vereadores estão certos de cobrar. Vamos fazer de tudo para corresponder às expectativas do Legislativo e enviar os projetos de modo mais ágil", garantiu o prefeito.
O aporte para a CMTU foi aprovado em primeiro turno durante a sessão de terça-feira (29) da Câmara. Antes da votação, o Legislativo discutiu a iniciativa por pelo menos três horas com representantes da prefeitura. O presidente da companhia, Carlos Alberto Geirinhas, participou da discussão e disse que o órgão precisa do dinheiro para realizar ações contra uma possível epidemia de dengue. Os recursos também vão ser usados, segundo ele, para o pagamento de serviços terceirizados.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
"Mandaram esse projeto de forma desrespeitosa para esta Casa. Mandar desse jeito, mandar nesse horário é tirar a oportunidade de um vereador ler a matéria de forma adequada", observou o presidente da Câmara, vereador Rony Alves (PTB), após a aprovação.
O petebista também comentou a fala do presidente da CMTU sobre o possível surto de dengue. "Se a
gente não aprova a matéria e a epidemia acontece, vão culpar a Câmara pelo problema. O Executivo
precisa reconhecer que não agiu de forma correta com o Legislativo", ressaltou.
O impasse envolvendo a prefeitura foi criticado até pela líder do Executivo na Casa, vereadora Elza Correia (PMDB). "É bom que os representantes do prefeito estejam aqui para ouvir isso. Precisa haver mais planejamento e mais celeridade por parte do município para o envio dos projetos de lei. Coloco isso com muita serenidade. Antes de ser líder do prefeito, sou vereadora", destacou.
Apesar da polêmica, Kireeff acredita que o aporte vai ser aprovado de forma tranquila em segundo turno durante a sessão desta quinta-feira (31).