Política

Após janela partidária, 30 deputados do Paraná mudam de legenda

05 abr 2022 às 10:51

As movimentações políticas de deputados estaduais de olho na reeleição provocaram grandes alterações na  composição partidária na AL (Assembleia Legislativa) do Paraná.


Ao todo, 30 deputados trocaram de partido durante a janela partidária, que é o período determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que os detentores de mandatos possam mudar de legenda sem punições. Outros cinco estão em nova sigla em razão da fusão do PSL com o Democratas, que gerou o União Brasil.


Para o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), a recomposição das bancadas não irá interferir no processo legislativo e será benéfica para o processo democrático.


"Tínhamos entre blocos e lideranças aqui na Assembleia 16 composições. Vamos ficar entre 8 e 9 lideranças e composições partidárias. Vamos reduzir em tamanho partidário, o que é importante dentro do espírito da reforma partidária. Quem ganha com isso é o processo democrático porque o número muito grande de partidos acaba dificultando e serve de sigla de aluguel para o processo eleitoral", disse ao relembrar da cláusula de barreiras que poderá reduzir ainda mais o número de partidos. "Tudo isso beneficia o processo eleitoral e a democracia."


Continue lendo na Folha de Londrina.

Continue lendo