O projeto que restringe o Passe Livre foi retirado de pauta na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Londrina nesta segunda-feira (18). O projeto recebeu duas emendas da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Londrina.
Estudantes estiveram nas galerias com o objetivo de barrar a aprovação do projeto em segundo turno nesta segunda-feira (18). Na última sexta-feira (15), o texto foi aprovado em primeiro turno. Desta forma, o Passe Livre de 100% de isenção valerá somente para estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Os demais alunos dos ensinos fundamental, médio, superior e cursos técnicos só poderiam ter total isenção se estivessem no Cadastro Único de programas federais de famílias de baixa renda. Já os demais alunos, teriam apenas 50% de desconto nas passagens, como funcionava antes da Lei do Passe Livre ser aprovada em 2015 na gestão de Alexandre Kireeff.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Uma das emendas foi proposta pelo vereador Rony Alves (PTB), que tenta colocar o benefício de total isenção para alunos de cursos profissionalizantes. A matéria seguiu para ser analisada pela Comissão de Finanças e deverá ser votada novamente na terça-feira (19).
(Com informações do repórter Rafael Machado)