Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direitos humanos

Aras destitui procuradora crítica de Bolsonaro de conselho de direitos humanos

Agência Estado
03 dez 2019 às 13:44
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O procurador-geral da República Augusto Aras destituiu a procuradora federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Déborah Duprat, do assento destinado ao Ministério Público Federal no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de Damares Alves. No lugar da procuradora, o PGR colocou a si mesmo na cadeira e, como suplente, o procurador Ailton Benedito.

Déborah Duprat é crítica de diversas medidas do governo Bolsonaro. Nos últimos meses, a procuradora assinou notas técnicas contrárias ao decreto das armas, à comemoração do golpe militar de 1964 nos quartéis do Exército e até mesmo contra a indicação de Ailton Benedito, que pode agora assumir sua cadeira na ausência de Aras, à Comissão de Mortos e Desaparecidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O convite havia sido feito por Damares Alves, foi endossado por Bolsonaro, mas acabou barrado pelo Conselho Superior do Ministério Público. Compete ainda ao CNDH a instauração de procedimentos para apurar condutas contrárias aos direitos humanos e aplicar sanções.

Leia mais:

Imagem de destaque
Requerimentos

Deputado pede reabertura da Mata dos Godoy e revitalização do Jardim Botânico em Londrina

Imagem de destaque
Nesta segunda

Mais próximo de Lula, SBT grava entrevista com presidente para estreia de César Filho

Imagem de destaque
Texto aborda racismo

Após recolher obra premiada de escolas, Ratinho Jr. nega censura ao livro 'O Avesso da Pele'

Imagem de destaque
Janela partidária

Com Santão, PL agora tem três vereadores na Câmara de Londrina


Crítica

Publicidade


Déborah Duprat tem histórico de posicionamento crítico a diversas medidas da gestão Bolsonaro, especialmente na área de direitos humanos. Ela assina, por exemplo, nota técnica que aponta inconstitucionalidades nos decretos de armas do Planalto que buscariam "subverter" o Estatuto do Desarmamento.


"O objetivo declarado da medida é cumprir com uma promessa de campanha política, pouco importando os princípios da legalidade e da separação de Poderes, bem como o dever público de promover a segurança pública", afirmou, em nota enviada ao Congresso e à Procuradoria-Geral da República em maio deste ano.

Publicidade


Em junho, a procuradora deu dez dias para o ministro da Educação Abraham Weintraub divulgar "imediata retratação pública" sobre nota técnica emitida pela pasta na qual "desautoriza" pais, alunos, professores e funcionários a divulgarem ou estimulares protestos pelo direito à educação. À época, o MEC enfrentava manifestações sobre o contingenciamento de verbas imposto às universidades federais.


Déborah Duprat também foi contrária à indicação de Ailton Benedito à Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, que analisa processos relacionados a desaparecidos políticos da ditadura militar. A procuradora citou manifestações de Benedito que trata o golpe militar como uma "revolução" que hoje é "achicalhada" pela "esquerda".

Benedito afirmou que a crítica seria uma "tentativa de censura". Com a mudança determinada por Aras, o procurador pode assumir a cadeira de Duprat no Conselho Nacional de Direitos Humanos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade