Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com decreto

Armas de polícia e do Exército deixam de ser restritas

Felipe Resk - Agência Estado
08 mai 2019 às 17:27
- Marcos Corrêa/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O decreto do presidente Jair Bolsonaro, que facilitou porte de armas no País, libera o uso de armamentos e munições que, até então, eram restritos a policiais e membros das Forças Armadas. Entre os itens que agora são permitidos, há pistolas .40, .45 e 9 mm, além de carabina .40 e espingarda de calibre 12.

Publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 8, o texto altera a regulamentação anterior do Estatuto do Desarmamento, de 2003. Com ele, o governo modifica critérios técnicos para a classificação de armas como de uso permitido, restrito ou proibido. Na prática, todas as pessoas que obtenham porte passam a poder ter acesso a armamentos mais potentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O regulamento de agora permite aquisição de armas de cano curto, semiautomáticas ou de repetição, que não atinjam energia cinética superior a 1.620 joules. Na regra anterior, o teto de energia do disparo era de 407 joules. O novo limite abarca pistolas e carabinas .40, armas usadas pelas Polícias Militar e Civil, e também munições 9 mm, o calibre utilizado pelo Exército Brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Governos devem adotar lei para pagamento de conteúdo jornalístico usado em IA, diz entidade

Imagem de destaque
Entenda

Por recomendação do MP, prefeito de Londrina veta salário alto para ouvidor da Câmara

Imagem de destaque
Câmara

Gleisi vê PL irresponsável com bolsonaristas no comando de comissões e minimiza prejuízo

Imagem de destaque
Mudança de partido

Janela partidária pode mudar bancadas da Câmara de Vereadores de Londrina


Para o coordenador do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani a medida "inverte a lógica de que o Estado, para exercer controle, deve ter poder de fogo maior". "Hoje, um patrulheiro da PM anda só com uma pistola .40, então você vai poder ter casos em que o cidadão vai estar mais armado que a própria polícia", afirma. "Isso pode ter impacto, inclusive, para vitimização dos policiais."

Publicidade


Já o senador Major Olímpio (PSL-SP) acredita que a mudança trará mais segurança para os usuários e diminuirá risco de acidentes. "Isso não tira competência das polícias e nem capacidade de força", afirma. "Esses calibres (.40, .45 e 9 mm) têm poder de parada maior e são menos transfixantes (não perfuram), comparado aos calibres 32 ou 22, que já eram de uso permitido", diz. "As armas serão usadas para defesa e para rechaçar agressões injustas, com menos risco de atingir outras pessoas."


Uma vez classificada como de uso permitido, o limite para compra de cartuchos também sobe de 50 para 5 mil. Com base em pesquisas que relacionam o número de armas legais com o o de ilegais, pesquisadores afirmam que a mudança pode implicar em aumento de crimes. "Quanto mais gente acessa, mais o crime vai acessar", diz Langeani.

"O presidente e os parlamentos não aceitam evidências e nem pesquisas que mostram que, onde há mais armas, há mais mortes", afirma o coronel da reserva da PM José Vicente Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública. "Em períodos que houve liberação de arma, foi quanto a taxa de homicídio cresceu 8% ao ano."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade