Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta segunda-feira

Assembleia do Paraná anuncia pauta com 42 projetos de lei

Redação Bonde com Alep
26 nov 2012 às 08:44

Compartilhar notícia

- Sandro Nascimento/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com menos de um mês para o recesso de fim de ano, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) coloca em votação 42 projetos de lei e nove indicações parlamentares na pauta de segunda-feira (26).

Entre as proposições que integram a Ordem do Dia está a de nº 936/11, de autoria dos deputados André Bueno (PDT) e Leonaldo Paranhos (PSC), que obriga os supermercados e estabelecimentos comerciais em geral a divulgarem em destaque a data de vencimento dos produtos incluídos em todas as promoções especiais lançadas por eles.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A ideia do projeto é evitar que os consumidores sejam induzidos a comprar grande quantidade de produtos com prazo de validade muito curto", afirma Paranhos, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia. Ele explica que os supermercados realizam com frequência essas promoções, baixando os preços de determinados produtos, porém sem avisar que o prazo de vencimento está próximo, gerando muitas vezes prejuízos ao consumidor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incluindo Bolsonaro

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Imagem de destaque
Caso seja processado

Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo


À iniciativa, que será apreciada em primeiro turno, foi anexada a proposta nº 44/12, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), por trazer conteúdo semelhante.

Consumidor –
Vários outros projetos em pauta nesta segunda também tratam dos direitos do consumidor. É o caso da proposição de nº 960/11, do deputado Evandro Junior (PSDB). Esse projeto dispõe sobre o número mínimo de caixas que estabelecimentos como bares, restaurantes, casas noturnas e similares devem manter, para mais adequado atendimento do público.

Publicidade


Igualmente começa a ser debatida pelo Plenário a proposição nº 259/12, do deputado Hermas Brandão Junior (PSB). A matéria assegura ao cônjuge do consumidor titular de prestadora de serviço público o direito de solicitar a inclusão de seu nome na fatura mensal de consumo. À proposta foi anexado o projeto do deputado Professor Lemos (PT), de nº 359/12, que também trata de tema semelhante.


A Ordem do Dia relaciona ainda o projeto de lei nº 007/12, apresentado também por Hermas Junior, dispondo sobre a obrigatoriedade de empresas que utilizem o e-comerce, com hospedagem em sites na internet e que tenham matriz ou filiais no estado do Paraná, inserirem em seus sites os respectivos endereços, telefones e dados cadastrais completos. E o projeto de nº 091/12, de Hermas Junior e do deputado Gilberto Ribeiro (PSB), que obriga as farmácias e drogarias situadas no Paraná a manterem à disposição dos consumidores compêndio de bulas de medicamentos.

Publicidade


Outro projeto em pauta é o de nº 262/12, do deputado Gilson de Souza (PSC), que determina que os hipermercados e supermercados estabelecidos no estado coloquem os preços dos produtos armazenados nas prateleiras inferiores voltados para cima; e o de nº 680/11, do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), determinando que os hipermercados e supermercados passem a dispor de local destacado para a venda de produtos orgânicos.


Nesta sessão de segunda-feira será igualmente votado o projeto de lei nº 118/12, do deputado Elton Welter (PT), estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento de agricultura com baixa emissão de carbono; o de nº 227/12, do deputado Gilson de Souza (PSC), alterando dispositivos da Lei estadual nº 11.182/95 (Lei do Meio Ingresso).

Publicidade


De autoria do deputado Caito Quintana (PMDB) será votada a proposição nº 287/12. Essa matéria proíbe o lançamento de efluentes que contenham corantes em rios, lagos, represas e demais corpos de água doce do estado, e determina a classificação dos corantes como contaminantes ambientais.

Justiça –
Duas propostas do Tribunal de Justiça começam a ser votadas nesta sessão. Uma delas, a de nº 530/12, fixa o valor do auxílio-alimentação concedido aos servidores do Poder Judiciário; a outra, de nº 534/12, cria a 2ª Vara da Fazenda Pública e uma Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas na Comarca de Maringá, uma Vara da Fazenda Pública na Comarca de Colombo, a 2ª Vara da Infância e Juventude e uma Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas na Comarca de Londrina, a 2ª Vara da Fazenda na Comarca de Ponta Grossa e uma Vara da Fazenda Pública na Comarca de Cascavel. E do Ministério Público será votado o projeto de nº 536/12, alterando a Lei estadual nº 17.243/12, fixando o valor do auxílio-alimentação concedido aos funcionários daquele órgão.


Transporte – Por outro lado, a proposição nº 506/12, de autoria do Poder Executivo, que transfere para a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) a outorga da concessão do serviço de transporte intermunicipal relativo à Região Metropolitana de Curitiba (RMC), retirando essa competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), retorna à pauta em terceira discussão.


E a de nº 844/11, do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), será votada em segundo turno. Ela dispõe sobre a fabricação e comercialização de tanques de concreto para lavagem de roupas, no âmbito do estado, e adota outras providências.

Também em segunda discussão entra o projeto de lei nº 370/12, do deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), que autoriza a construção de usina termoelétrica junto à fábrica de celulose Klabin S/A, localizada no município de Ortigueira. Em redação final, será apreciado o projeto de lei nº 117/12, dos deputados Hermas Brandão Junior (PSB) e Cesar Silvestri Filho (PPS), dispondo sobre a disponibilização de informações através da internet (no site do DETRAN) aos proprietários de veículos apreendidos e removidos para os pátios de todo o Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo