Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Contra a impunidade

Associação de juristas lança campanha contra anistia a golpistas de 8 de janeiro

Redação Bonde com Agência Brasil
18 mar 2025 às 11:40

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) lançou, nesta semana, campanha contra a anistia de pessoas condenadas por envolvimento no ato golpista de 8 de janeiro de 2023.


A campanha Anistia não, golpistas na prisão! é contra a tentativa de setores da sociedade de aprovar projetos de lei que anistiam os envolvidos no caso. A iniciativa envolve atos presenciais e publicações nas redes sociais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia é pressionar pela não anistia e pela responsabilização das pessoas que participaram da tentativa de golpe de Estado no nosso país. Essa anistia representaria um aval para que outros golpes pudessem acontecer”, explica a advogada Tereza Mansi, que integra a executiva nacional da ABJD.

Leia mais:

Imagem de destaque
Corrupção e lavagem de dinheiro

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira (28)

Imagem de destaque
PEC 12/2022

Deputados federais de Londrina defendem fim da reeleição no Brasil

Imagem de destaque
Decisão de Moraes

STF forma maioria de votos para manter prisão do ex-presidente Collor

Imagem de destaque
Débora dos Santos

STF decide condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão


Tereza lembra que o país tem uma história de golpes de Estado.

Publicidade


Foi justamente a falta de responsabilização, principalmente em relação ao golpe de 64, que abriu as portas para uma tentativa de golpe agora em 2023”.


No último domingo (16), apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro fizeram manifestação na orla da praia de Copacabana defendendo a anistia. O ato reverberou em outras cidades do Brasil, incluindo Londrina.

Publicidade


Imagem
Manifestação em Londrina pede anistia e fim da ditadura
Manifestação pró-Bolsonaro em Londrina


Atos do 8 de janeiro de 2023


No dia 8 de janeiro de 2022, uma semana após a posse do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, milhares de pessoas que estavam acampadas em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, rumaram para a Praça dos Três Poderes e invadiram as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, promovendo atos de vandalismo. 

Publicidade


Até dezembro de 2024, 370 pessoas já haviam sido condenadas pelos crimes relacionados ao ataque, entre eles golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado. Além disso, mais de 500 pessoas haviam assinado acordos na Justiça. No último dia 7, mais 63 pessoas foram condenadas a penas que chegam a 14 anos de prisão.


A Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República afirmam que o atentado fez parte de uma tentativa de golpe de Estado articulada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, que foram indiciados e denunciados à Justiça, em fevereiro deste ano. 

Publicidade


Na terça-feira (25), o STF (Supremo Tribunal Federal) irá julgar se Bolsonaro e parte dos denunciados virarão réus neste caso. 


Quando a denúncia foi revelada, o advogado de defesa de Jair Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, divulgou nota na qual afirma que o ex-presidente “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”.


Segundo o advogado, nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída na denúncia foi encontrado. “Não há qualquer mensagem do então presidente da República que embase a acusação”.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo