Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No sábado

Audiência pública discute problemas da área rural

Redação Bonde com CML
15 ago 2013 às 12:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de duzentos moradores da zona rural de Londrina devem participar da audiência pública programada pela Comissão Especial dos Distritos para o próximo sábado (17), às 10h, na Câmara de Vereadores. O evento encerra o trabalho de campo da Comissão Especial que contabilizou, no primeiro semestre deste ano, a realização de 14 reuniões nos distritos, patrimônios e vilas rurais; com a participação de mais de 1.100 moradores. O principal objetivo da audiência é apresentar ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e ao governador do Estado, Beto Richa (PSDB) ou seu representante, as reivindicações da zona rural de Londrina.

"Queremos também prestar contas do nosso trabalho aos moradores que mesmo enfrentando o frio, a chuva e muitas vezes cansados do trabalho diário, participaram das reuniões realizadas à noite e mostraram que os órgãos públicos precisam considerar nas suas metas e incluir nos orçamentos, a zona rural de Londrina", disse o vereador Péricles Deliberador (PMN), relator da Comissão, composta também pelos vereadores Jamil Janene (PP) e Gaúcho Tamarrado (PDT), presidente e membro respectivamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Novo compromisso - Criada em fevereiro deste ano pela Câmara de Vereadores, a Comissão atuou com a perspectiva de realização de um diagnóstico da infraestrutura e dos serviços públicos oferecidos à população dos distritos, patrimônios e vilas rurais do município, visando identificar as reais necessidades dessa população. Como dinâmica para este trabalho, o grupo optou pela realização de reuniões semanais, oportunidades nas quais os vereadores faziam uma apresentação institucional do Legislativo e em seguida abriam o microfone para a comunidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
STF

Não estou no Instagram e no Facebook e tenho uns 20 perfis, diz Moraes em crítica a plataformas

Imagem de destaque
Tentativa de golpe

Deputado federal de Londrina é citado em relatório da Polícia Federal

Imagem de destaque
Medidas mais duras

Senado aprova projeto que aumenta para 10 anos banimento de torcedor violento dos estádios

Imagem de destaque
Entenda!

PF faz busca e apreensão contra chapa eleita no PR que comprou votos no Pix


"Os moradores reclamaram, sugeriram e registram as suas principais preocupações em relação a segurança, saúde, educação, estradas rurais, moradia e uma infinidade de serviços públicos que não funcionam na zona rural. Reclamaram inclusive dos políticos que só visitam a zona rural na época de eleições", lembrou Péricles Deliberador. E completou: "Por isso, assumimos o compromisso de lutar pelas reivindicações e vamos fazer um trabalho diferente", garantiu o vereador.

Publicidade


Deliberador enfatizou que os problemas da zona rural de Londrina já fazem parte da agenda do Legislativo Londrinense desde o início deste ano e permanecerão em debate durante todo o mandato. "Reunimos as propostas, conhecemos os problemas e agora vamos acompanhar a inclusão das reivindicações no orçamento do município e nos projetos do plano diretor ", informou Deliberador.


Mais de 1.500 páginas - O processo que reúne os documentos e registra todas as atividades da Comissão nesta primeira fase, é composto por quatro volumes, totalizando mais de 1.500 páginas, além de DVDs que comprovam as manifestações da comunidade. Na verdade, parte dos pedidos dos moradores já foram revertidos em requerimentos encaminhados à Prefeitura e ao Governo do Estado. É que paralelamente aos encontros semanais na zona rural, a Câmara e Vereadores aprovou cerca de 450 requerimentos e promoveu mais de uma dezena de reuniões específicas com empresas públicas municipais (Codel, Sercomtel, CMTU e Cohab) e estaduais (Sanepar, DER, Cohapar, Emater e Copel).


Deliberador informou ainda que o relatório final da Comissão Especial dos Distritos será oficialmente apresentado à Câmara de Vereadores de Londrina na próxima semana, após a realização da audiência pública. "No sábado, durante a audiência, os pleitos da zona rural serão apresentados aos responsáveis pelas providências para garantirmos que realmente haverá empenho na busca de soluções para as reivindicações", disse o relator da Comissão.

Além de moradores da zona rural e vereadores; o prefeito e o governador; secretários municipais e estaduais, foram convidados para a audiência deputados estaduais e federais; representantes do Ministério Público, de órgãos e empresas públicas que atuam no âmbito municipal, estadual e federal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo