O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) informou que a bancada petista na Câmara defenderá, na reunião da Comissão da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, alterações em três pontos da proposta de reforma da Previdência.
Uma delas é a diminuição do redutor para os servidores que quiserem se aposentar antes da idade mínima de 60 anos, para homens, e de 55 anos, para mulheres. Na proposta aprovada na semana passada na Comissão Especial da Câmara, o redutor é de 5% para cada ano antecipado.
A bancada petista também pede regras claras sobre os fundos de pensão complementar, de modo a garantir que eles sejam públicos, sem fins lucrativos e fechados.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
A terceira mudança seria na regra para as pensionistas: o valor de isenção passaria de R$ 1,058 para R$ 2.400 e se diminuiria o redutor de até 70% para até 50%.
Participam da reunião o chefe da Casa Civil, ministro José Dirceu, o presidente nacional do PT, José Genoino, os líderes do PT no Senado, Tião Viana (AC), e na Câmara, Nelson Pellegrino (BA). A previsão é de que o encontro, realizado no escritório nacional do PT, termine no final da tarde desta terça-feira.