O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, foi até à Câmara Municipal de Vereadores na tarde desta quinta-feira (29) acompanhado de todos os secretários. O objetivo foi a prestação de contas do primeiro ano de mandato, que será completado no sábado (1º de maio).
Em seu discurso, Barbosa ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo. "Tenho profundo respeito por esta casa de leis e tenho pautado este relacionamento de forma transparente e republicana, o que, na nossa opinião, enaltece o tripé da democracia, sustentada no respeito mútuo entre os poderes", declarou.
"Estamos chegando ao fim da nossa primeira jornada com o ânimo renovado para os próximos três anos da nossa administração. E temos que agradecer muito a esta Câmara Municipal por tudo aquilo que vocês vêm fazendo para o crescimento de toda a nossa administração. Tenho certeza, todos nós queremos o melhor, que é a garantia de qualidade de vida digna para a nossa população", afirmou.
Leia mais:
Deputado federal de Londrina é citado em relatório da Polícia Federal
Senado aprova projeto que aumenta para 10 anos banimento de torcedor violento dos estádios
PF faz busca e apreensão contra chapa eleita no PR que comprou votos no Pix
PF liga ataque de Bolsonaro às urnas a trama para dar golpe de Estado em 2022
Entre os pontos destacados pelo prefeito em sua retrospectiva dos primeiros 12 meses de gestão, Barbosa destacou os números e dados da Secretaria de Obras, que realiza recape asfáltico em vários locais da cidade; Educação, que conseguiu aumentar em 20% e 35% o repasse para professores e alunos das escolas municipais, respectivamente; a criação da Guarda Municipal pela Secretaria de Defesa Civil; os mais de 1 milhão de atendimentos realizados pela Saúde no período de um ano; a queda do índice de inadimplência com a Cohab, que passou de 60% para 10% com a renegociação das dívidas.
Barbosa ressaltou ainda a construção de um total de 4.251 moradias populares na zona norte da cidade; em relação à CMTU, citou a diminuição do déficit orçamentário, que caiu de R$ 2 milhões no final de 2008 para R$ 200 mil no final de 2009, além da criação da Coopersil, das faixas exclusivas e linhas diametrais de ônibus. No Esporte, a volta aos Jogos Abertos do Paraná, a reforma do Moringão e do Estádio do Café, foram enfatizadas.
O prefeito destacou a Sercomtel, que anunciou balanço positivo e conseguiu economia no orçamento com o corte de alguns cargos. Por fim, destacou o Movimento Brasil Competitivo e o Teatro Municipal, para o qual o município espera a liberação de recursos nos próximos 30 a 40 dias.