Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Belinati deve passar fim de semana na cadeia

Da Redação - Folha de Londrina
04 mai 2001 às 18:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-prefeito de Londrina Antonio Belinati (sem partido), foi preso nesta sexta-feira em cumprimento o mandado de prisão preventiva, acusado de participar do esquema de desvio de R$ 1,7 milhão do Conselho de Gestão Financeira (Cogefi), criado para gerir os recursos obtidos com a venda de 45% das ações da Sercomtel.

A prisão preventiva de Belinati e outros seis acusados foi decretada pelo juiz da 4ª Vara Criminal, Arquelau Araújo Ribas, que acatou o pedido protocolado no mês passado pelo Ministério Público (MP).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Além de Belinati, também foram presos o ex-presidente da Sercomtel Rubens Pavan, detido em São Paulo, e o ex-secretário de Governo e Administração da gestão Belinati, Wilson Mandelli, enquanto vistoriava uma obra na zona norte da cidade. O ex-prefeito e Mandelli foram encaminhados para o 2º Distrito Policial (2ºD.P.). Os demais citados que tiveram a prisão decretada são o ex-secretário de Governo, Gino Azolini Neto, e os empresários Arion Cruz Santos, Solano da Ros e Cassimiro Zavierucha, conhecido como ""Carlos Júnior"" e apontado como caixa de campanha do ex-prefeito. Na denúncia, os promotores pediram a prisão de 21 dos 36 acusados de formação de quadrilha, falsificação de documentos e peculato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Segundo a denúncia do MP, os recursos foram desviados através de licitações fraudulentas na Autarquia Municipal do Ambiente (Ama) e na extinta Companhia Municipal de Urbanização (Comurb, hoje CMTU).

Publicidade

De acordo com o delegado operacional, Jurandir Gonçalves André, a prisão de Belinati foi feita por volta das 11 horas da manhã, no apartamento do ex-prefeito, na Rua Belo Horizonte, região central da cidade.

Belinati está sozinho em uma cela construída recentemente no 2º Distrito Policial- onde funcionava o setor de recolhimento de menores. Por não ter formação superior, ele não tem direito a cela especial. Belinati deve ser interrogado pelo juiz da 4ª Vara Criminal, Arquelau Araújo Ribas, no dia 19.
O pedido de habeas corpus para Belinati ainda não foi protocolado pelo advogado Antônio Carlos de Andrade Vianna. No começo da noite, às 19h12, o irmão da vice-governadora, Sebastião Salles, levou uma procuração para o ex-prefeito assinar autorizando Vianna a impetrar o recurso. O advogado garante que só efetuará o pedido na segunda-feira.

* Leia mais sobre a prisão de Antônio Belinati aqui no Bonde e na edição especial da Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo